Projetos Sociais

EJA

 A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ABMSA-INSTITUTO SANTO ANTÔNIO.

                              

       Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino que se destina a oferecer oportunidade de estudos para aquelas pessoas que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade regular. Este tipo de ensino leva em conta as condições de vida e de trabalho do aluno. 

       Os nossos projetos curriculares são elaborados de modo a permitir que o aluno desenvolva determinadas habilidades cognitivas e sociais e sinta-se co-responsável pelo seu processo de aprendizagem, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida no meio social que está inserido.

 

       Nossa proposta é enfocar a Educação em vários aspectos, tais como:

 

      *A Educação Cristã (Aula de Espiritualidade) tem cunho de estimular a aproximação com Deus, consigo mesmo e com os entes familiares. Os alunos aprendem a respeitar as diferenças entre as pessoas, a manter relações afetivas e não agressivas, a desenvolver sua auto-estima garantindo assim seu bem-estar pessoal e sucesso interpessoal diminuindo as chances de envolvimento em situações de risco como drogas e afins. Ou seja, contribuir para uma sociedade mais estruturada espiritualmente.

 

     *A Educação para a Cidadania está presente em todas as atividades desenvolvidas onde são decididas algumas regras de convívio junto à comunidade, bem como, direitos e deveres dos cidadãos. Neste sentido, conhecer seus direitos, defender pontos de vista, cumprir deveres e compreender as razões das normas de convivência social são exercícios práticos do nosso dia-a-dia.

 

     *A Educação Preventiva consiste em trabalho contínuo que permeia todas as atividades em todos os níveis e visa a estimular os Jovens e Adultos a dizer o que pensam, sentem e querem, de forma assertiva.

 

     *A Educação Artística (Oficinas) vislumbra a possibilidade de gerar renda para o aluno e paralelamente aprender uma atividade extra, bem como, preservar o meio ambiente, pois em determinadas atividades são utilizados materiais recicláveis.Desenvolvendo assim competências, habilidades e consciência da preservação da natureza.

 

       *A Educação para Inclusão (Noções de informática) parte do pressuposto de inserir os alunos na era digital, ou melhor, proporcionar meios para facilitar o acesso às Máquinas Digitais.

 

      E por fim, são oferecidos diariamente lanches aos alunos pela Instituição, pois parte deles devido à baixa condição financeira necessita de um suplemento na alimentação.     

 

      Em nosso pensar, a EJA no Instituto Santo Antônio vem se expandindo a cada ano com intuito de valorizar o potencial dos alunos deste seguimento. 
 

     Temos em vista também algumas considerações no sentido de cursos regulares de capacitação continuada para os profissionais atuantes nas classes da EJA, para que os mesmos possam refletir sobre sua prática e criar estratégias para modificar essa prática descontextualizada;

     O investimento por parte das Irmãs Mercedárias nos materiais didáticos para que se possam criar ambientes estimuladores do processo da aquisição da leitura e da escrita;

     A parceria dos familiares e da própria instituição de ensino, em dar credibilidade à atuação dos educadores e, por fim, poder contar com a disposição, boa vontade e entusiasmo das Irmãs e dos professores em assumirem esse compromisso de mudança, para que esse espírito de transformação contagie e motive os educandos das classes da EJA, para que os mesmos também lutem para ser partícipe de uma prática educativa coerente com a realidade cultural por eles vivenciada.  

 

 

 

 

 

Parcerias

 

MAKERS SJ NOVO